Neste artigo eu vou te mostrar como aparecer no google gratuitamente e ser encontrado por potenciais clientes sem precisar gastar nada por isso.
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Aparecer no Google não é um bicho de 7 cabeças. Apesar de ser algo obrigatório hoje em dia para qualquer tipo de negócio, muitas pessoas ainda não conhecem o poder que você constrói ao ser encontrado diariamente por pessoas querendo comprar seus produtos ou serviços.
E se você é uma dessas pessoas que ainda não conhece, precisa ficar comigo, porque nesse tempo que estamos juntos é um investimento para o seu negócio e para a sua vida.
Você sabe a diferença entre um investimento e um gasto? Investimento é aquilo que te traz retorno, e gasto, só perdas.
Há 5 anos atrás eu tomei a melhor decisão da minha vida: Empreender.
Nessa época (em 2014), eu abri uma gráfica com meu sócio na garagem da avó dele.
Não era um local privilegiado por grande movimentação de pedestres, então mais do que nunca o negócio necessitava da nossa atitude de sair para vender.
Dizem que aprendemos com a vida, e com certeza, essa foi a melhor faculdade que eu tive, a prática, a experiência, os nãos que recebi e as dificuldades…
Foi muito difícil! Até o ponto de eu chegar a quebrar, ficar sem um real, ou melhor, centavo.
A gráfica dependia somente de mim vendendo, e quando eu ia atrás dos clientes, muitas vezes eles já tinham alguém para fazer os serviços ou então eles não queriam saber mesmo.
Não quebrei por não tentar não… Na verdade, eu passava boa parte batendo de porta em porta atrás de cliente.
Foi muito difícil, a gente vendia pouco, e ainda o pouco lucro que tinha dividíamos por nós dois.
Então depois de perceber que já não dava mais, algo precisava mudar, ficar batendo de porta em porta já estava comprovado que não era a solução para o meu negócio dar certo e eu conseguir novos clientes.
Eu já sabia fazer site e comecei a estudar sobre estratégias para aparecer no Google, fazer cursos e me aprofundar.
Foi aí que o jogo virou!
Quando eu trouxe o meu negócio para a internet e comecei a aplicar os 3 passos que eu vou te ensinar neste artigo, mudou simplesmente da água para o vinho.
Para você ter ideia, de 15 pedidos que eu tinha por mês em média, passou para mais de 220 pedidos.
Mas porque eu estou te contando isso?
Eu quero que você entenda uma coisa, a diferença entre você precisar ir atrás dos clientes e os clientes irem atrás de você. Essa é a palavra-chave.
A diferença disso é que eu ia atrás dos clientes quando eles não queriam comprar, mas agora, eles vêm atrás de mim quando eles querem comprar, e isso que fez virar o jogo.
Eu quero que você mude seu negócio também, por isso, fique aqui comigo porque eu vou te contar os 3 passos que eu utilizo em meus projetos para fazer com que eu consiga ser encontrado por meus clientes quando eles querem comprar.
Já deixo bem claro, que os 3 passos que eu vou te ensinar funciona para qualquer tipo de negócio, seja você um empreendedor, empresário, se vende produtos ou se vende serviços.
Então se por acaso surgir aquela vozinha na sua cabeça dizendo: “Será que funciona para mim?”, você já vai saber a resposta!
#Passo 01 – Tenha um site
Seja qual for o seu negócio, é extremamente importante você possuir um site. O site é a melhor plataforma para um empreendedor possuir, porque nele nós temos diversas opções e estratégias para fazer acontecer.
A grande diferença é que você precisa fazer um site para te dar resultados e não simplesmente para mostrar visão, missão e valores.
Se você não sabe como fazer um site, contrate alguém que saiba, não fique preso nisso.
Não existe hora certa pra começar, e cada segundo que você espera a hora certa é um tempo gasto, um tempo jogado fora que você poderia usar para aprimorar suas estratégias do próximo passo.
Então se você não sabia como deixar seu site visível no google, no próximo passo você vai saber a reposta.
#Passo 02 – Otimize
Depois que você possuir um site, você vai precisar otimizá-lo.
Isso significa que você deve aplicar as boas práticas do Google e estratégias de SEO para o seu conteúdo ser encontrado por pessoas interessadas.
O Google recebe diversas pesquisas diariamente, e essas pesquisas são chamadas de palavras-chave.
Ou seja, se uma pessoa pesquisa no Google: “Pintor em São Paulo”, essa pesquisa é uma palavra-chave.
Então, para o seu site aparecer para essa pesquisa, ele precisa possuir as palavras-chave. Porém, você precisa organizar, ok?
Com certeza, neste exato momento tem pessoas pesquisando sobre seus produtos e serviços, mas o que acontece é que eles estão encontrado seus concorrentes ao invés de você.
Cada página do seu site deve ter um único objetivo (uma única palavra-chave), somente para uma palavra-chave, se não vira uma salada e não vai te gerar resultados.
Ex: Vamos supor que você tenha uma empresa de pintura, então você deve ter algumas páginas específicas em seu site para serem encontradas por seus potenciais clientes, como:
- Pintura de prédio em São Paulo
- Pintor profissional em São Paulo
- Pintura de casas em São Paulo
E por aí vai… Existe vários segmentos e formas de serem pesquisados esses serviços, por isso você pode otimizar de diversas formas para aparecer no google. E cada tópico desse que eu listei acima seriam páginas diferentes.
Lembre-se: Cada página deve conter somente um objetivo de palavra-chave. Caso contrário, você não vai ser encontrado por nenhuma.
#Passo 03 – Divulgue
Depois que você criar seu site e otimizar seu conteúdo, é preciso divulgar.
Procure sites de anúncios gratuitos, redes sociais e faça a divulgação do seu site, com isso, você vai ganhar autoridade, pois terão diversos locais falando sobre o seu site.
Isso é um dos fatores para você ser encontrado no google gratuitamente.
Recomendação Bônus
Eu preparei um conteúdo exclusivo para você aprender num passo a passo simplificado o método que utilizo para conseguir clientes utilizando o Google. Todo esse conteúdo está em meu e-book exclusivo: